Hoje, em Portugal e praticamente todo o mundo, sobretudo desde a crise covid-19, fala-se da “Transição Digital” como uma das grandes prioridades do presente e do futuro.
A grande promessa das novas tecnologias de informação e comunicação, pelas caracteristicas da sua ubiquidade e acesso universal, é o empoderamento dos cidadãos; tanto por via do reforço da participação democrática e do Poder Local, como por novas oportunidades de inclusão e de ultrapassar desigualdades – sejam sociais, económicas ou … territoriais.
Mas as novas tecnologias já estavam entre nós antes da crise covid-19, e todos nós vivemos rodeados de evidências de que a realidade não é assim tão cor-de-rosa. Vemos não só persistirem desigualdades, como mesmo por vezes elas se agravarem para uns, lado a lado com histórias de sucesso, para outros.
Por isso precisamos de compreender melhor o que se passa. Investir em computadores e outras tecnologias, claramente não chega para resolver os problemas. Essa conclusão também está implicita no ultimo grande relatório do Secretário-Geral da ONU, Guterres. Então, que falta fazer?
O e-Planning é uma abordagem cientifica, que não “descobriu” a “Transição Digital” ontem. Há mais de 20 anos, que esta comunidade estuda e acompanha esta realidade complexa, pois que obriga a compreender, simultaneamente, a Engenharia do “Digital”, e a Ciência Social da “Transição”. Tal transdisciplinaridade tem, ainda hoje, dificil acolhimento na Academia em Portugal.
Nesta palestra será apresentada a abordagem e-Planning, algumas das suas conclusões que interessam ao Poder Local, e como nos pode ajudar a cumprir a promessa “Digital” de um mundo melhor, mais justo, mais coeso, e mais sustentável.
Mais informações em:
http://www.e-planning.org/news_bookeplanubiq20210219.html http://www.e-planning.org/ http://www.citidep.net/
==================
Breve nota biografica do Palestrante:
Pedro Ferraz de Abreu foi fundador do “Consortium e-Planning” informal ( www.e-planning.org), integrando diversas Universidades, Institutos e outras Entidades Colectivas de interesse público (em Portugal, no Brasil e USA), articulando o estudo de Engenharias com Ciencias Sociais para melhor e-governo, e-governança, e-cidadania; com um Programa Doutoral conjunto, e um Laboratório e-Planning, cuja equipa internacional dirige. Em 2020 / 2021, apoiou calorosamente a adesão da ANAM a este Consortium, que foi aclamada por todos os parceiros. Publicou recentemente o Livro “e-Planning e Ubiquidade”, com 30 colaborações nacionais e estrangeiras.
Pedro Ferraz de Abreu é “Research Associate” do Dept. Urban Studies and Planning (DUSP) no Massachusetts Institute of Technology (MIT), com quem mantém afiliação desde 1986. Fundou e preside desde 1996 ao CITIDEP – Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para Uma Democracia Participativa ( www.citidep.net), uma rede internacional de investigadores, com sede em Lisboa, com um vasto “portfolio” de projectos de grande impacto cientifico e social, como o IMS ( www.citidep.net/ims/) e EuroLifeNet (www.eurolifenet.org), entre outros. O CITIDEP e a ANAM assinaram recentemente um protocolo de colaboração para a Transição Digital.
A sua “casa académica” em Portugal mais recente é a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, como Professor Catedrático Convidado (2019-2021), tendo sido Professor Catedrático Convidado na Universidade de Aveiro (2015-2019) , na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2013-2014) e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (2007 -2012). Foi fundador do Forum Internacional de Investigadores Portugueses (1998).
Pedro é Bacharel em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (ISEL), Licenciado em Engenharia Informática (FCT-UNL), Mestre em Intelligent Computer-Human Interface (MIT-Media Lab), e Doutorado (PhD) em Urban & Regional Planning, (MIT-DUSP), graus que integram um longo percurso dedicado à investigação e intervenção civica centrada no dominio das Tecnologias de Informação e Comunicação e os seus impactos sociais, económicos, institucionais e de cidadania, nomeadamente para a Inclusão Digital e Participação Democrática.
Mais informações em:
http://www.citidep.net/act/protocolo_citidep-anam_20211106.html http://www.e-planning.org/news_bookeplanubiq20210219.htmlhttp://www.e-planning.org/ http://www.citidep.net/